O Instituto Cervantes, órgão oficial do Governo da Espanha para promoção do idioma e cultura dos países hispano falantes, está celebrando 30 anos de fundação. Presente em 88 cidades de 45 países dos quatro continentes, a instituição possui oito unidades no Brasil – uma delas na capital baiana, desde 1997. “Se por um olhar, somos povos bem diferentes, ainda assim, há uma extrema sintonia recíproca entre os povos. A ascendência latina compartilhada por Brasil e Espanha não se resume à língua, mas também à cultura”, nos disse Daniel Gallego Arcas, diretor do instituto na capital baiana.

“O objetivo principal do Instituto Cervantes se mantém ao longo desses 30 anos de atuação: a divulgação do espanhol e da cultura espanhola e hispano-americana no mundo todo, promovendo os valores de respeito e tolerância na relação com as diferentes culturas”, conta ele. “A maioria dos nossos alunos e participantes das nossas atividades culturais já visitaram ou vão visitar a Espanha quando as circunstâncias de segurança sanitária no mundo permitirem”, completa. Sobre os perfis que buscam cursos e especializações, ele pontua: “Temos estudantes de todos os níveis, da escola à pós-graduação. Temos também muitos profissionais autônomos e amantes da cultura em espanhol. Também aqueles que têm projetos de pós-graduação e educação na Espanha ou América Latina, e pessoas com interesse turístico e cultural. Temos casos de pessoas que, após a aposentadoria, decidem estudar uma língua estrangeira”.

Perguntamos sobre a expectativa para os próximos 30 anos de atuação na Bahia: “Continuar com as linhas de ação até agora realizadas, e também desenvolver programas que sirvam para aproveitar o grande espaço que a pandemia veio a revelar na educação e nas atividades culturais online”, revela ele. Por fim, conta que havia uma ideia de celebração, antes da pandemia: “Mas, além disso, e principalmente neste contexto, é uma oportunidade de tornar visíveis todos os trabalhos realizados e os planos para o futuro. Nosso aniversário de 30 anos é um momento para que todos celebrem nossos sucessos conosco e, por isso, viemos nos preparando há muito tempo, com o objetivo de aproximar a instituição de todos”, finalizou.