Deia-Braga-Anota-Bahia
Deia Braga. Foto: Divulgação.
Arraiô

Conhecida por trabalhar a mente, corpo e alma, a procura pela prática de Yoga cresceu de forma acentuada desde os primeiros meses da pandemia, chegando a ser mencionada no Plano de Ação Global sobre Atividade Física da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das razões para esse crescimento é a busca por um novo estilo de vida e por atividades que sejam benéficas não só para o corpo, mas também para a saúde mental.

Esse foi o motivo que impulsionou Deia Braga, instrutora de Hot Yoga do Grupo Smart Fit. O encontro com a prática veio por intermédio da sua terapeuta para auxiliar no tratamento para depressão e síndrome do pânico que até então faziam parte da sua vida.

“O Yoga foi a ferramenta que me sustentou no pior momento da minha vida”, comentou. De acordo com ela, os benefícios oferecidos pela prática são inúmeros, desde tonificar o corpo e proporcionar melhoria na flexibilidade até trabalhar as emoções, os sentimentos e a energia.

Além de ser indicada para auxiliar pacientes em tratamento de depressão, síndrome do pânico e de transtorno de ansiedade. Com isso, ao perceber e conhecer de perto todas essas qualidades, uma chave mudou a vida da instrutora: “Me senti tão bem que comecei a desejar que outras pessoas pudessem sentir a mesma sensação. Comecei a estudar as modalidades que a prática oferece, dentre elas, o Hatha yoga, Vinyasa, Yoga Terapia, Yoga Kids e Hot Yoga”, contou. “No começo eu sentia muita insegurança para montar e dar as aulas. Comecei então com família e amigos, depois fui dar aula em parque, em pequenos estúdios e as coisas foram fluindo”, explicou Deia, que conheceu a modalidade de Hot Yoga por meio de uma aula experimental, se apaixonou pelas técnicas e tornou-se professora.

Para os interessados em começar a praticar yoga, a instrutora aconselha ir com calma, respeitar seu corpo e seu tempo e complementa que, o importante não é a postura final, mas sim a jornada que você vai construir. Para a instrutora, estar em constante evolução é fundamental para quem deseja crescer e se profissionalizar na área: “Estude muito, conheça as diversas linhas, saia da sua zona de conforto e o principal: seja verdadeiro e acredite em si mesmo”, finalizou Deia.