O Anota Bahia bateu um papo exclusivo com Diogo Giácomo, designer da Breton, sobre suas novas criações para a coleção “Família, Lar de Breton”, da marca de alta decoração. As peças estarão disponíveis na Breton Salvador – no Caminho das Árvores –, comandada pelos empresários Jô Abreu e Jean Félix, e gerenciada por Márcio Sobral. Confiram:

O que você poderia contar sobre sua nova coleção em parceria com a Breton? 

As peças dessa coleção são uma continuidade do que eu já venho produzindo para a Breton nos anos anteriores, dentro de uma estética modernista, inspirado no móvel moderno brasileiro, de ter uma estrutura aparante, mistura de materiais, de ter o metal, a madeira, a palhinha, o latão,  uma composição de materiais sofisticados e trazendo essa questão de brasilidade, de leveza e tropicalidade. É uma estética que eu gosto e tenho trabalhado há um tempo dentro da marca.

Quais foram suas referências?

As minhas referências estariam dentro de uma estética brasileira, dentro desse contexto modernista, com móveis leves, contemporâneos e, apesar de ter uma referência do móvel moderno brasileiro, é contemporâneo, pois está dentro do pensamento atual. Outra referência para mim seria a arquitetura modernista. Nesses móveis,  a estrutura parte da composição das peças, seja com puxador, seja com a estrutura ou o pé.

Como você a definiria?

Eu a definiria como um minimalismo tropical ou um móvel contemporâneo elegante.