Dr. Leone Gonçalves
Dr. Leone Gonçalves

O verão é uma das épocas mais aguardadas do ano, principalmente por aqueles que esperam dias de sol e calor para curtirem o melhor de suas férias. No entanto, devido às altas temperaturas, são preciso cuidados adicionais.

O Dr. Leone Gonçalves, nutricionista e preparador físico explica o motivo de redobrarmos os cuidados durante o verão: “Além da necessidade de hidratação constante, o calor representam um inimigo para a circulação sanguínea, porque as veias do corpo se dilatam, o que pode causar inchaço, formigamento, sensação de peso e até dor nas pernas e nos pés. Sendo assim, manter uma alimentação equilibrada e redobrar os cuidados com a saúde são fundamentais”.

Confira abaixo cinco dicas de saúde, nutrição e esporte do Dr. Leone Gonçalves para passar o verão com o corpo em dia:

1- Não pule refeições e consuma mais verduras, frutas e proteínas

Embora no verão as pessoas sintam menos fome, não pule refeições, porque isso faz com que se coma tudo de uma vez depois. Sentimos menos fome porque no verão há uma redução em nossa taxa de metabolismo basal.

Coma verduras e legumes no almoço e no jantar, e frutas nos lanches. Opte por alimentos leves, saladas e vegetais e evite grandes quantidades de carboidratos. Coma também proteínas em todas as refeições para manter a massa muscular e também deixar seu metabolismo mais acelerado, já que é um nutriente com efeito térmico maior, ou seja, você gasta mais calorias quando consome proteínas.

2- Fique hidratado

Estar hidratado é extremamente importante no verão, ainda mais com as temperaturas atingindo recordes históricos. Mas não apenas beber água ajuda a se manter hidratado, já que a alimentação também pode ser uma aliada nisso.

Essa dica pode parece óbvia, mas na verdade a maioria das pessoas se esquece de beber água durante o dia, especialmente quando está trabalhando. Beber pelo menos 2L de água por dia é muito importante.

Manter-se hidratado ajuda a reduzir casos de insolação e também previne cãibras ao se exercitar. A exaustão causada pela desidratação é um dos principais problemas de saúde durante a estação, e a prática de atividades físicas pode contribuir para esse quadro.

Beber boas quantidades de água ajuda o corpo porque estimula o funcionamento dos rins, ativa a circulação e elimina as toxinas existentes no organismo para deixá-lo em equilíbrio.

Células bem hidratadas criam homeostase, que é a estabilidade que precisamos para o bom funcionamento dos órgãos. Com uma hidratação apropriada, o combate às toxinas também será mais efetivo, uma vez que os poderes antioxidantes e imunológicos do corpo se fortalecem e ajudam a eliminar radicais livres.

Estudos mostram que há muitos outros benefícios para a saúde como a diminuição do risco do desenvolvimento de infecção urinária, hipertensão, enfermidades cardíacas, cálculo biliar e glaucoma.

Se hidratar consumindo água de coco também é uma ótima dica.

3- Faça os seus exercícios físicos pela manhã

O exercício físico é fundamental para manter o organismo em seu melhor funcionamento, assim como um importante agente no processo de eliminação de toxinas.

Assim, apesar da alta das temperaturas, o exercício não deve ser evitado no verão. Contudo, não é indicado aumentar o ritmo da atividade e sim uma pequena redução da intensidade e duração dos exercícios.

Com a hidratação adequada encontrarás mais disposição para se manter em forma no verão, que é também uma estação que os corpos estão mais expostos. É preciso beber água antes, durante e depois do exercício para repor os líquidos e sais minerais perdidos com a transpiração.

O mais indicado é fazer o exercício fisico nas primeiras horas da manhã, quando ainda não está tão quente. E sempre que possível, deve-se fazer a atividade física em locais com sombra. Não é saudável para a pele muitas horas de exposição ao sol, devido a alta incidência dos Raios UV nesta época do ano, causando envelhecimento precoce e em alguns casos propiciando a aparição de melanomas.

Os melhores horários para treinos são antes das 9h ou depois das 17h se não houver como treinar pela manhã.

4- Pratique esportes na piscina ou no mar

Esportes aquáticos são muito bons para trabalhar vários grupos musculares do corpo e com baixo impacto às articulações. Natação, hidroginástica e polo aquático são boas opções.

Uma grande novidade entre os esportes mais populares do verão tem sido o stand up paddle, onde a pessoa fica de pé sobre uma prancha mais longa e larga, usando um remo para se mover sobre a água. A modalidade é considerada fácil de ser aprendida e qualquer pessoa pode praticar, no mar ou piscina e exige muito equilíbrio e concentração, além de promover o fortalecimento das pernas, braços e abdômen.

5- Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas no verão

Embora muitos apreciem tomar uma cervejinha gelada para combater o calor, é importante reduzir o consumo de bebidas alcoólicas de um modo geral. Isso porque o álcool provoca desidratação no organismo.

No primeiro momento em que uma pessoa toma bebida alcoólica, o volume de líquido no corpo aumenta muito e dá uma falsa sensação de hidratação. Só que, na segunda etapa, o álcool causa uma diurese grande.

Se você não abre mão da sua cerveja, então não se esqueça de ingerir bastante água também (um copo de água para cada um de bebida alcoólica), pois o álcool além de retirar água das células, provoca transpiração e age como um diurético, que proporciona vontade de urinar com maior frequência.

Por isso, é importante estar hidratado quando beber e ingerir muito líquido também no dia seguinte. Isso ajuda a eliminar pela urina as toxinas que restam no corpo.