O escritor baiano Edgard Abbehusen, que tem quase 1 milhão de seguidores no Instagram e que vai lançar seu terceiro livro neste ano, conversou com o Anota Bahia, sem clichês, sobre a importância do amor e do otimismo em momentos de pandemia. “É importante falar de positividade mesmo em tempos críticos: só o amor é a saída, e precisamos falar sobre ele. Integrar coisas boas ao cotidiano, como faz o projeto de vocês, o Notícia Boa, é criar um espaço cotidiano para respirar. Porque nós vamos atravessar a crise, e a vida vai encontrar uma saída: o amor”, nos disse.

Nascido em Muritiba, no recôncavo baiano, o escritor veio desbravar Salvador em 2008 e desde 2016 viu sua vida mudar ao começar a fazer sucesso na internet com seus textos sobre sentimentos: “Eu coloco na conta do amor tudo que aconteceu desde 2016. Minha vida virou de cabeça pra baixo, mas sempre pelo mergulho na literatura, que vai abrindo portas. E é um processo de amadurecimento. Desde o início, a percepção, a gratidão e os laços só tem crescido e ficado mais firmes”, afirmou.  Suas palavras, inclusive, costumam permear postagens de diversos artistas: “Tem muito sentimento humano no que eu escrevo, e isso faz com que tanta gente se identifique. Marília Mendonça, por exemplo, já compartilhou duas vezes um texto meu. Ísis Valverde, que também é poetisa, três – e isso é muito gratificante: saber que as pessoas se sentem abraçadas”.

Quando perguntado sobre suas inspirações, ele diz: “Tenho uma proximidade muito grande com Jorge Amado – os traços humanos, que permitem a proximidade, me inspiram à procura constante de humanidades. Além de uma busca particular em contar histórias. Entre outras referências, como Fernando Pessoa e Pedro Bandeira”, enfatiza. Discorremos sobre as relações em época de confinamento e ele relata: “As relações que tiveram um caminho tortuoso se tornaram um empecilho para as pessoas. Eu recebo relatos, às vezes, muito pesados. Como as convivências que não contém mais amor. E responder, enquanto escritor, pode ser uma irresponsabilidade, mas relatos de infelicidade aumentaram nesses”. Finalizamos falando da forma que começamos, falando de amor e ele diz, com brilho nos olhos: “O amor é uma escolha. Assim como olhar as coisas através desse prisma. É importante, que além de nos cuidarmos por dentro, que a gente faça o que puder pelo outro”.