O Anota Bahia bateu um papo exclusivo com Estevão Toledo, designer da Breton, sobre suas novas criações para a coleção “Família, Lar de Breton”, da marca de alta decoração. As peças estarão disponíveis na Breton Salvador – no Caminho das Árvores –, comandada pelos empresários Jô Abreu e Jean Félix, e gerenciada por Márcio Sobral. Confiram:

O que você poderia contar sobre sua nova coleção em parceria com a Breton?

Trago para dentro da Breton a singularidade do meu olhar. Na arte, assim como no design, é possível viver e existir a dualidade de forças sem tensões, por isso a frase “arte porque a vida não basta”. Trago a sedução do traço livre das mãos com a clareza e precisão da contagem de espaço da régua. Dispor ao mesmo tempo da paciência de resumir ao objeto a sua funcionalidade, mas com ansiedade e desejo da expectativa de se surpreender com algo a mais, mesclando a beleza singular e alma do trabalho artesanal com a força, precisão e repetição da produção industrial.

Quais foram suas referências?

Minha referência de trabalho é o Brasil, é levar essa nossa brasilidade encantadora para o universo do mobiliário, expondo nossa simplicidade e belezas únicas que aparentam ser simples e fáceis, mas que foram construídas através da riqueza e complexidade de culturas que só convivem em harmonia por aqui, das quais o mundo todo admira e se inspira, mas não consegue copiar.

Como você a definiria?

Peças que reforçam nossa traço de beleza, autenticidade e brasilidade, longe dos estereótipos e que reforçam a imagem de um Brasil inovador com qualidade para exportação.