Nos bastidores do poder não tem quem não conheça ou acompanhe o perfil do Governador Soberano, no Instagram. Com sucesso alcançado logo após seu ‘nascimento’, nas eleições do ano passado, ele faz apologia ao ex-prefeito e futuro candidato ao governo, ACM Neto. Nesta entrevista exclusiva ao Anota Bahia, o personagem desvendou suas intenções, metas, planos, e claro, contou como tudo começou – preservando seu anonimato, é claro, mas sem se esquivar de nenhuma pergunta.

Quando teve a ideia de criar o personagem Governador Soberano?

A ideia de criar o perfil surgiu na época das eleições municipais, agora em 2020. Eu sempre fui muito criativo, carismático e engraçado, e tinha o costume de fazer uns memes caseiros nos grupos de Whatssapp dos amigos, que rendiam boas risadas. Em setembro, como eu estava desempregado, procurei uns vereadores e alguns candidatos à Câmara para tentar conseguir um trabalho, já que o meio político sempre me interessou. Eu acreditava que poderia contribuir com os meus conhecimentos, mas ninguém me deu retorno. Sem oportunidades para trabalhar no meio, comecei a pensar numa forma de chamar a atenção das pessoas sobre a política baiana, que é um assunto que eu gosto desde os anos 90, na época do Soberano Mor (ACM). Comecei a pesquisar na internet e lembrei do Prefeito Netinho em 2008, que fez muito sucesso. Com isso, comecei a planejar algo em torno de ACM Neto, prefeito em final de mandato, e que certamente será o candidato ao governo da Bahia em 2022. Já tinha o primeiro nome, mas faltava a “cereja do bolo”, um nome impactante. Logo me veio à mente o Soberano, já utilizado pelos sites especializados em política do nosso estado.

São muitas as estratégias usadas para descobrir quem faz o perfil? Como faz para manter o anonimato?

Sim, alguns vereadores, deputados, e outras pessoas do meio já me enviaram mensagens manifestando interesse em me conhecer. A curiosidade em descobrir quem é essa pessoa que não tem ligação com o gabinete do prefeito, secretarias e Câmara Municipal, e, como consegue saber tantos detalhes da vida pessoal de ACM Neto. Contudo, acredito que o diferencial do perfil é o anonimato. Eu li muitos artigos e já escutei muitos relatos sobre a vida e carreira dele e uso isso para minhas publicações. No mais, posso dizer que as notícias simplesmente “chegam” até mim, o que contribui para que eu mantenha minha identidade desconhecida.

Muitas informações da administração municipal foram e são veiculadas primeiro no seu perfil. Existe uma intenção jornalística no perfil?

 A minha intenção ao criar o perfil foi mostrar os bastidores e fatos cotidiano da política baiana de uma forma leve, com mensagens bem humoradas. Com o crescimento do perfil, fiz amizades virtuais importantes e conquistei a confiança de algumas pessoas do meio que acabaram se tornando, espontaneamente, fontes de informações. Por isso, consigo divulgar algumas notícias em primeira mão. O meu contato com essas fontes ocorre exclusivamente através das mensagens, via direct. Tentei usar, por um período, WhatsApp, mas recuei, até para conseguir preservar minha identidade.

Acha que terá um papel de relevância na campanha de ACM Neto ao governo?

O objetivo principal do perfil é eleger ACM Neto, o governador da Bahia em 2022 e acredito, sim, que podemos contribuir para essa vitória. Hoje, se for feita uma pesquisa no ambiente político, pode-se verificar que o nosso perfil também se tornou meio de consulta, ao lado dos sites especializados na matéria. Durante a campanha municipal, os posts divulgados circulavam nos grupos de Whatsapp em questão de segundos. Para a campanha de 2022, tenho como projeto divulgar o nosso candidato em diversas cidades do interior, com postagens e marcações específicas e segmentadas para o local, para que o usuário daquela cidade possa visualizar, compartilhar o nosso trabalho com a sua comunidade. A intenção é mostrar o lado mais divertido, relaxado, e alegre dele, para que as pessoas possam se sentir mais próximas e conectadas.

A que atribui o grande crescimento no número de seguidores?

Na minha opinião, o grande crescimento do número de seguidores do perfil se deu por conta dos vídeos em massa de diversos vereadores, deputados e pelos memes divertidos que repercutiram na cidade. Os vídeos chamaram a atenção de muita gente, que passou a curtir e seguir o perfil. O grande crescimento se deu na proximidade das eleições, em que muitos usuários das redes sociais começaram a prestar mais atenção em seus candidatos.

Quais suas metas para o perfil ganhar cada vez mais relevância?

A primeira meta já foi alcançada, que era ser conhecido no meio político de Salvador. Hoje somos assunto em todas as rodas de conversa da cidade. Eu consegui ter acesso a quase todos os vereadores, secretários, e a alguns deputados da base. O objetivo agora é chamar a atenção das pessoas no interior do estado. Para mim, o céu é o limite! Com o constante aumento dos seguidores, através de entrevistas como esta, acredito que nossa relevância só tende a aumentar.

Qual retrato do cenário das Eleições 2022 o Soberano faz? Como devem ser as chapas e os concorrentes?

O saldo da última eleição foi muito positivo. O nosso grupo ganhou em 12 das 20 maiores cidades da Bahia. O nosso partido conquistou 38 prefeituras, e juntamente com nossa base conseguimos cerca de 100. Eu vejo, hoje, o ACM Neto com 20% do eleitorado em toda Bahia atualmente e enorme projeção de crescimento. Acredito que temos chances reais de enfrentar e chegarmos ao segundo turno contra o grupo liderado pelo governo atual. Em relação a nossa chapa, precisamos pensar com cautela na escolha do vice-governador. Quanto ao senado, eu gostaria de ver Caca Leão, do Partido Progressista, como senador em nossa chapa. Na minha opinião, do grupo atual do governo, o partido que pode vir a se juntar ao nosso, é o dele. Do outro lado, especula-se que a chapa será formada por Jaques Wagner e Otto Alencar Filho, como governador e vice-governador, respectivamente, tendo Rui Costa como candidato ao senado.