Ele é designer, artista gráfico, cenógrafo, arquiteto, diretor artístico, diretor de vídeos, de teatro, de ópera, de moda e criador de shows. Já trabalhou em mais de 100 peças de teatro, criou designs para mais de 150 apresentações musicais e já criou mais de 100 capas de álbuns de artistas. Com isso, Gringo Cardia imprime seu estilo pelo mundo, e volta e meia tem algum trabalho que o traz a Bahia e aos baianos. Desta vez, ele é o responsável pela curadoria da exposição “Fartura e Abundância”, que vai exibir, no Palacete das Artes, entre 18 de dezembro e 08 de março de 2020, diversas obras da artista plástica Eliana Kertész, falecida em 2017 e eternizada pela suas famosas gordinhas – chamadas de Meninas do Brasil.

“É um desejo que todo mundo conheça melhor a autora de obras que são uma marca de Salvador. A memória tem que ser cultivada através de exposições e é o meu papel ser o tradutor para mostrar a arte dessa escultora para o público”, disse ele. De acordo com Gringo, na mostra, o público vai conhecer a intimidade de Eliana, para isso, a visitação vai começar com uma representação do ateliê da artista. “O público vai ver como era sua cabeça e depois ver sua obra e assim perceber que a obra é a extensão da pessoa”, conta ele.

“O desejo dela era que as pessoas interagissem com suas obras, que elas ficassem públicas e ganhassem as ruas”, pontua ele. E essa interação estará presente na exposição. Logo após à visita ao ateliê, os visitantes vão se deparar com peças gigantes, depois verão os originais, para olhar, sem tocar. A mostra ainda contará com peças em alto-relevo e uma “gordinha”, na qual todos vão poder abraçar e tirar uma selfie. “São ambientes diferentes para o público ter uma viagem sensorial, para imergir no espaço, obra e ambientação. Eu quero que as pessoas vejam a grandiosidade do trabalho artístico de Eliana”, conclui Gringo.