Mauro Cesar. Foto: Divulgação.

O inverno é a estação mais propícia para o consumo de vinhos. Mito ou verdade? Em entrevista ao Anota Bahia o sommelier, Mauro Cesar, winehunter da Macelleria Quiteria e Enoteca Import responde. “Essa época do ano temos temperaturas muito mais baixas, o que torna o consumo de vinho mais propício. Os vinhos ficam mais harmoniosos e requerem comidas um pouco mais quentes e gordurosas. Os vinhos com mais tanino, que são mais encorpados, são os mais indicados para esse período”, conta ele.

E existem vinhos ideais para o consumo em dias frios? De acordo com ele, os vinhos indicados para os dias frios são aqueles que têm um pouco mais de corpo e  tanino. “São vinhos que têm mais estrutura, para comidas mais estruturadas. O Ser humano costuma sempre, no inverno, consumir comidas mais fortes, caldosas e mais quentes e isso é muito mais propício para o vinho tinto”, analisa. “Vinho branco no inverno é muito indicado, desde harmonizados com comidas que combinem com ele, como fondue e a base de queijo ou caldos verde, abobora com gorgonzola. Nestes casos, os vinhos brancos são muito bem vindos”, revela ele. Perguntamos sobre a temperatura ideal para o consumo de vinhos nessa estação.

“Dependendo da região em que esteja,  temperatura ambiente, entre 15º a 18º graus. Se estiver em Salvador, procure locais que possuam uma certa estrutura de armazenamento da bebida”. E por fim, ele comenta sobre pratos que harmonizam com a estação. “Todos os pratos que tenham um pouco mais de estrutura, carnes mais gordurosas, carnes cozidas, feijoadas, carnes caldosas ou massas. Esses tipos de pratos são muito mais bem vindos nesse período do ano”, finaliza.