Desde o começo da pandemia, as instituições escolares estão mergulhadas diante da polêmica do retorno das aulas presenciais. Há pais que são contra a volta dos filhos para as salas de aulas, há os que são totalmente a favor, com o respeito dos protocolos, há também os professores que mesmo com o advento das aulas virtuais, discordam da efetividade no ensino. Diante desse cenário, as escolas e colégios passaram por um 2020 totalmente atípico. Em conversa com o Anota Bahia, Nadja Valente, head da Concept Salvador, discorreu sobre isso, e também sobre as peculiaridades da cidade e as vertentes diferenciadas das instituições bilingues.

A Concept está presente em três cidades culturalmente diversas. Esse é um propósito da empresa? Quais as peculiaridades de Salvador?

A Escola Concept faz parte do Grupo SEB, o maior grupo de educação no Brasil, com mais de 50 anos de experiência. Nasceu a partir do sonho de representar um projeto de uma escola de vanguarda, inspirada em instituições em todo o mundo com alto rigor acadêmico e inovação, tendo o objetivo de focar no protagonismo dos estudantes, cultura do pensar e na relevância do aprendizado. Com esse propósito, o objetivo de estar em Salvador é justamente poder trazer para a Bahia uma Escola bilíngue com uma proposta voltada para desenvolvimento de práticas inovadoras e criativas, respeitando e agregando ao processo de aprendizagem as particularidades culturais locais. Salvador é uma cidade com uma cultura riquíssima, profundamente marcada por sua história de ter sido a primeira capital do Brasil e pela influência da miscigenação dos povos africanos, europeus, indígenas, o que impacta diretamente os costumes que experimentamos e vivenciamos durante os processos de aprendizagem dos nossos estudantes. Além de Salvador, temos mais dois outros campi nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, e essa integração entre as escolas acontece para favorecer oportunidades de trocas pedagógicas e sociais.

Como chegaram à decisão de lançar o High School em Salvador, para 2021?

O planejamento de lançarmos o High School em 2021 existe desde a inauguração da escola, em 2017, pois o nosso propósito sempre foi o de oferecer uma escolaridade significativa que permeasse a trajetória do estudante até a conclusão do Ensino Médio. Esta formação reflexiva e relevante busca estimular nossos estudantes a desenvolverem o desejo de aprender, curiosidade para buscar o conhecimento e alegria de aprender durante todo o percurso da vida, buscando soluções para desafios do mundo, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, entre outras metodologias ativas de amplo impacto global. Como somos uma escola brasileira, bilíngue com currículo e diplomas internacionais, os estudantes que finalizarem o High School na Escola Concept receberão 4 diplomas, um reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e outros três diplomas, os quais são internacionais e reconhecidos pelas principais universidades no mundo. O High School inclui trilhas personalizadas, coaching universitário e parcerias internacionais. É um programa diferenciado que integrará diferentes áreas de interesse e preparará o estudante para atender as suas escolhas para seguir seus estudos acadêmicos seja dentro ou fora do Brasil.

Quais os grandes desafios que a pandemia trouxe para a escola?

O ano de 2020 foi desafiador, porém, revelou-se como um ano de inúmeras oportunidades de aprendizado para a Escola Concept. Entendemos que nos adaptamos rapidamente com a criação de uma vila virtual que operou em fases progressivas para continuar proporcionando o desenvolvimento da jornada dos nossos estudantes após a suspensão das atividades escolares presenciais em março. Nossos educadores tiveram mais de 50 horas de formação profissional para se prepararem para esse desafio. Eles aprenderam a ser ainda mais inovadores para manter a conexão com os estudantes enquanto a separação física se tornou uma realidade, mas desenvolveram ferramentas para vincularem-se emocionalmente às famílias e estudantes. Trocamos o ambiente de nosso campus, em que cada detalhe foi planejado de forma articulada às nossas metodologias, pelas casas de cada um. Foi necessário exercitar os Hábitos da Mente, que fazem parte de nossos referenciais acadêmicos, e focar na flexibilidade e na escuta com entendimento empatia a cada momento. Isso foi necessário para que pudéssemos construir, junto às famílias, um formato de escola virtual que proporcionasse o desenvolvimento da aprendizagem mantendo a verdadeira essência inovadora, criativa e, sobretudo, acolhedora que representa a Escola Concept. Nossos encontros, apresentações e propostas passaram a ser digitais, de modo que colocamos ainda mais em prática o nosso pilar da fluência digital, contando com diversas plataformas digitais, como o Nearpod, Google Classroom, Padlet, entre outros, para dar suporte ao processo de aprendizagem. Todo sucesso só foi possível devido ao engajamento e parceria de toda nossa comunidade, famílias, estudantes, educadores e colaboradores. Trabalhando colaborativamente conseguimos vencer  todos estes desafios, aprendendo e nos reinventando diariamente.

O pilar de empreendedorismo é um dos grandes diferenciais da metodologia da Concept?

Com certeza! Os estudantes na Concept são protagonistas. Enquanto as metodologias de ensino tradicionais colocam os estudantes em um lugar passivo, de receber o conhecimento, a partir do pilar do empreendedorismo nós criamos na Concept um ambiente para que os estudantes desenvolvam habilidades para serem realizadores, criadores e pensadores ativos. Isso quer dizer que eles buscam empreender suas ideias, concluir seus projetos pessoais, organizar suas ações com autoria. O pilar do empreendedorismo é a base para que os estudantes aprendam a desenvolver suas habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico. Trabalhamos com as nossas crianças e adolescentes de modo que, ao se depararem com problemas, eles possam ser criativos e ambiciosos, propondo soluções a partir do uso do design thinking, rotinas de pensamento e da cultura maker. Como os nossos estudantes participam da criação e desenvolvimento dos projetos trabalhados, a eles são oferecidas ferramentas para criar oportunidades, garantir a relevância do processo de aprendizagem e ter confiança para poder ser protagonista de suas próprias trajetórias pessoais e profissionais.