Renata Andrade. Foto: André Carvalho.

Cada vez mais, mulheres rompem barreiras e conseguem se inserir e inovar dentro do mercado de trabalho, seja com novos projetos e ideias, ou estando à frente de empresas e negócios. De acordo com um levantamento do Sebrae, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre de 2022 as mulheres representavam 34,4% do segmento de negócios do país. Apesar dos desafios ainda existentes, o cenário é de progresso e inspiração. Pensando nisso, o Anota Bahia conversou com a empresária Renata Andrade, que está à frente da Intimissimi, da Trousseau e do W2W, em Salvador, sobre o desenvolvimento do empreendedorismo feminino no Brasil.

Segundo ela, o mercado baiano vem se mostrando com um ambiente cada vez mais receptivo e promissor para mulheres empreendedoras. “Nos últimos cinco anos, percebi uma mudança significativa na valorização da mulher no ambiente de negócios, com um aumento na diversidade e na inclusão em setores anteriormente dominados por homens”, afirmou. Para a empresária, a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero no ambiente empresarial é um grande responsável para esse progresso. Assim como, o fortalecimento de redes de apoio. “Como mulher e empreendedora, ver essa evolução não apenas me enche de orgulho, mas também reforça a importância de continuarmos a lutar por espaços equitativos e por reconhecimento igualitário”, expõe.

Durante sua trjetória de engenheira eletricista à franqueada de grandes marcas, Renata destaca que uma pessoa empreendedora nasce de uma boa funcionária. Sendo assim, é muito importante respeitar o aprendizado que se obtém a cada experiência. Além disso, revela que servir de inspiração para outras mulheres seguirem com seus sonhos e empreenderem, traz ainda mais propósito para ela. “Isso me motiva diariamente a buscar não apenas o sucesso nos negócios, mas também a contribuir para a construção de uma sociedade onde as mulheres se vejam capazes de alcançar qualquer objetivo que estabeleçam, mantendo o equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, conta.

Com isso, para as que desejam entrar nesse universo, a empresária admite que o caminho por ser desafiador, mas com determinação, planejamento e uma rede de apoio sólida, é possível alcançar os objetivos. “É importante também buscar conhecimento constante e estar aberta para aprender com cada experiência, seja ela de sucesso ou de aprendizado. E procurar um segmento que tenha sinergia com seus valores pessoais, um produto ou serviço no qual você verdadeiramente acredita”, aconselha a empreendedora.

Renata Andrade
Renata Andrade. Foto: Gabriel Alencar.

No entanto, ainda existem muitos obstáculos a serem superados, sendo necessário quebrar as barreiras do preconceito e da desigualdade de gênero. Estes, que muitas vezes, limitam o acesso das mulheres a oportunidades iguais no mercado de trabalho e no empreendedorismo. Para isso, é fundamental que mais mulheres possam liderar e prosperar em seus negócios. “O principal desafio ainda é equilibrar a vida familiar com a profissional. Ser mãe e empresária exige exercício de equilíbrio constante”, acrescenta Renata.

Diante disso, plataformas como o W2W Salvador, a qual a empresária está à frente, ao lado de Chris Peleteiro, são importantes para fortalecer o ecossistema empreendedor feminino, principalmente na Bahia. O clube busca impulsionar o crescimento por meio de networking, mentorias, workshops e eventos. Assim, proporcionando às mulheres conhecimento, ferramentas e inspirações para que elas possam desenvolver seus negócios com confiança. “Trabalhamos para promover a colaboração e o apoio mútuo entre as empreendedoras, criando um ambiente onde possam compartilhar experiências, desafios e sucessos”, declara.

Já na Intimissimi, Renata acredita que a moda vai além da estética, mas funcionando como ferramenta para a expressão pessoal e para o fortalecimento da autoestima e da autoconfiança. “Ao proporcionar peças que valorizam a beleza única de cada mulher, incentivamos a liberdade de serem elas mesmas, promovendo um sentimento de bem-estar e confiança que se reflete em todos os aspectos de suas vidas”, analisa. A empresária ressalta que superou diversos desafios até chegar na posição, desde a compreensão detalhada do mercado local até a adaptação das estratégias de marketing para atender às necessidades específicas dos consumidores baianos. “Optei por trabalhar com a Intimissimi e a Trousseau devido à qualidade excepcional de seus produtos e ao alinhamento de valores com minha visão sobre o empoderamento feminino através da moda e do conforto doméstico”, conclui Renata Andrade.

Por fim, em 08 de março, no Dia Internacional da Mulher, ela vai participar como palestrante de um evento realizado pelo BN Hall. Na ocasião, vai abordar o equilíbrio da vida familiar com o empreender, e sobre como fazer isso com propósito e verdade.

Renata Andrade
Renata Andrade. Foto: Gabriel Alencar.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebookInstagramLinkedIn e Spotify.