
Em processo de transição, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) recebeu sua última reunião ordinária com o jornalista Ernesto Marques como presidente-executivo da entidade. Na ocasião, ele detalhou o processo de sucessão, mas guardou as palavras de agradecimento para a cerimônia de posse da nova gestão — que ainda será eleita. Ernesto está à frente da instituição desde 2020 e sua saída representa a consolidação do novo DNA da ABI, que prioriza a aliança entre tradição e inovação, enquanto reforça os valores de defesa da liberdade de expressão, valorização do jornalismo e estímulo à cultura.
A jornalista Suely Temporal, atual 2ª vice-presidente e candidata à presidência na chapa única “ABI Plural – Respeito ao passado, foco no futuro”, apresentou os integrantes da diretoria para o triênio 2025-2028. As eleições serão realizadas no dia 10 de setembro, data que também marcará a posse. Se eleita, Suely será a primeira mulher a presidir a ABI em quase um século de história.
“Esta casa é quase centenária. Renovação não significa desprezar quem veio antes, muito pelo contrário: foi a dedicação de cada um que pavimentou o caminho até aqui. Buscamos a participação de pessoas mais jovens para assegurar que a entidade não envelheça, não adoeça e não fique para trás”, afirmou Suely.
Confira a chapa para diretoria executiva
- Presidente: Suely Temporal
- 1º Vice: Raimundo Marinho
- 2ª Vice: Carmela Talento
- 1a. Secretária: Jaciara Santos
- 2a. Secretaria: Nelson Cadena
- Dir. Finanças: Henrique Filho
- Vice Dir. Finanças: Antônio Matos
- Dir. Defesa DI/DH: Paulo de Almeida Filho
- Diretora de Cultura: Yara Vasku
- Dir. Prom. Social: Nelson José de Carvalho
- Dir. de Patrimônio: Sara Barnuevo
- Dir. Comunicação: Yuri Almeida

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify