Maria Bethânia e Beija-Flor. Foto: Reprodução/(@vanessadamata)

A atual campeã do Grupo Especial, a Beija-Flor de Nilópolis, continua os preparativos para desfilar na Sapucaí, durante o Carnaval do Rio de Janeiro. Neste ano, a escola de samba levará o enredo ‘Bembé’, em homenagem ao Bembé do Mercado, maior manifestação de Candomblé de rua do mundo, criado em 1889 e realizado há mais de 130 anos em Santo Amaro da Purificação. Na última segunda-feira (2), a escola esteve na cidade baiana, onde foram recepcionados pela cantora Maria Bethânia na casa de sua mãe, Dona Canô, também homenageada.

“Registramos aqui a beleza do samba enredo em que fala de Santo Amaro e seu Bembé. O Bembé do Mercado, também conhecido como Candomblé de rua, é uma festividade religiosa afro-brasileira, que ocorre anualmente no dia 13 de maio na cidade de Santo Amaro, no estado da Bahia, desde 1889, para celebrar a Abolição da Escravatura. Viva a liberdade humana! Viva Santo Amaro que estará presente no desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro”, disse Bethânia enquanto parabenizava a escola pela iniciativa.

Enaltecendo o xirê, cortejos e oferendas a Iemanjá e Oxum, o Bembé do Mercado reúne mais de 60 terreiros em praça pública. O movimento é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia e do Brasil. Em 2026, essa história sagrada atravessa a Sapucaí com a força da Beija-Flor. Durante o desfile, a escola vai conectar a história de Nilópolis e Santo Amaro, enquanto exalta os presentes a Iemanjá e Oxum, a ancestralidade dos terreiros, a luta do povo de santo do recôncavo baiano e a memória de quem nunca deixou de resistir.

No encontro, além de Bethânia, estavam presentes Almir José Dos Reis Reis, presidente da escola, junto com outros representantes, a cantora Vanessa da Mata, o empresário Paulo Borges e o Babalorixá Pai Pote, líder do Ilê Axé Oju Onire.

Maria Bethânia e Beija-Flor. Foto: Reprodução/(@vanessadamata)

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify