Na próxima quarta-feira (13), vai acontecer a celebração de lançamento do projeto “Diálogos Independentes: escritoras baianas”, às 19h, na Casa Rosa, Rio Vermelho, Salvador. Idealizado pela artista-pesquisadora e criadora audiovisual, Larissa Lacerda, a iniciativa une literatura, audiovisual e interpretação. Para então, contribuir com a visibilidade de uma potente cena literária no estado na atualidade. O projeto contará com cinco escritoras convidadas, dentre elas: Adriele do Carmo, Amanda Julieta, Dedê Fatumma, Lorena Grisi e Louise Queiroz. Com isso, serão entrevistadas em vídeo, tratando de temas variados que se cruzam nas pautas de artes, feminismos e independência. Os episódios vão ao ar no canal de YouTube do projeto ao longo do mês de dezembro.
De diferentes trajetórias e experiências, o quinteto de entrevistadas demonstra a diversidade e a qualidade da literatura produzida por mulheres na Bahia. Assim, a partir de uma ética decolonial, com coragem e autonomia, trabalham temas como infância, representatividade negra, lesbianidade, solidão e a independência da mulher na sociedade contemporânea. Suas existências, e de toda a rede feminista nas artes, são fundamentais para romper com estereótipos e promover narrativas e realidades mais inclusivas, diversas e democráticas.
Adriele do Carmo escreveu o livro “Guarda-Versos: palavras que não pude calar” e organizou a coletânea “Erótica: Versos Lésbicos”. Amanda Julieta é jornalista, pesquisadora literária e autora do livro “Dandara”. Já Dedê Fatumma, é percussionista, poeta, artivista sapatão, escritora, assistente social e mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gêneros e Feminismos. Lorena Grisi é graduada em Letras Vernáculas, tem textos publicados em várias coletâneas e revistas e é autora do livro de poemas “Exercícios físicos”. Por fim, Louise Queiroz já lançou os livros “Girassóis estendidos na chuva”, “Kwame: a menina de vento e água” e “Gonzo”. Diálogos Independentes é contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia. Além disso, tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.