Apagão em Madrid. Foto: AP/Manu Fernandez

A operadora da rede elétrica espanhola Red Electrica disse que estava trabalhando com as empresas de energia para restaurar a energia depois que grande parte da Espanha e de Portugal foi atingida por um apagão nesta segunda-feira (28). A E-Redes, uma empresa espanhola de monitoramento da rede elétrica, afirmou em comunicado que estava trabalhando para restabelecer a conexão em fases. “Esse é um problema europeu mais amplo”, acrescentou.

Em contato com o Anota Bahia, uma turista baiana, que desembarcou hoje em Lisboa, não conseguiu passar pela imigração, por conta desses problemas. As estações de rádio espanholas informaram que parte do metrô de Madri também foi esvaziada. Houve engarrafamentos no centro da cidade espanhola, pois os semáforos pararam de funcionar, segundo a emissora de rádio Cader Ser. A polícia portuguesa informou que os semáforos foram afetados em todo o país, assim como o metrô foi fechado em Lisboa.

Segundo a REN, operadora da rede elétrica de Portugal, o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola, relacionada a “vibração atmosférica induzida”, um fenômeno atmosférico raro. O evento aconteceu em decorrência das variações extremas de temperatura no interior da Espanha, que geraram oscilações nas linhas de alta tensão. Como resultado, os sistemas elétricos tiveram falhas de sincronização. A expectativa é que a normalização dure uma semana.

Lisboa. Foto: Veronika Jorjobert/Unsplash.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify