Monumento à Cidade de Salvador. Foto: Célia Cerqueira

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e professor da UFBA, Nivaldo Andrade, afirmou em entrevista ao site BNews que “não faz sentido” a reconstrução do Monumento à Cidade de Salvador, obra de Mário Cravo Jr que foi destruída por incêndio no último sábado (21).

“Não entendi muito essa ideia de reconstrução”, diz Nivaldo. “Deveria haver recursos para uma nova obra naquele local. Se ele [Mário Cravo Jr] estivesse vivo, poderia discutir isso, mas, uma vez que ele faleceu, entendo que é o caso de cobiçar artistas da terra.”

A ideia do especialista foi prontamente rebatida pelo secretário de Turismo e Cultura de Salvador, Cláudio Tinoco, que falou sobre o assunto nesta segunda-feira, durante a inauguração das obras do BRT, em Salvador.

“Eu refuto essa intenção. Nós estamos diante de uma obra que compõe o cenário da cidade há 50 anos quase, e é natural que a sua reconstrução ocorra, para recompor o cenário. Nossa perspectiva é de que a gente possa reunir alguns artistas que viveram com Mário para que possam estar juntos nessa reconstrução.”

Tinoco já se reuniu com Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, e com representantes da família de Mário Cravo Jr para discutir a reconstrução do monumento, fato que já foi confirmado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto.