No dia 24 de setembro, a capital baiana vai receber o seminário “Turismo Acessível na Bahia”, junto com uma exposição fotográfica, no Wish Hotel da Bahia. Promovido pela Associação Baiana dos Deficientes Físicos (ABADEF), o evento vai contar com palestras que discutirão temas como as ações de desenvolvimento do setor no Estado e acessibilidade em espaços de lazer, além de apresentações artísticas. A cerimônia de abertura terá um Cordel, do Sr. Antônio Barreto, e participação da Srª Silvanete Brandão, presidente da ABADEF.
Dentre os nomes presentes na mesa de abertura, estão: Giulliana Brito, chefe de gabinete da SETUR BAHIA; Sidney Reis, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE); Júnior Magalhães, secretário municipal da SEMPRE; Raimundo Nascimento, secretário interino da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos; Bruno Monteiro, secretário Estadual de Cultura da Bahia (Secult); Luiz Fernandes, procurador do MPT 5ª Região; Tatiana Velloso, presidente das Voluntárias Sociais e 1ª Dama do Estado da Bahia; Mauricio Bacellar, secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).
Dando início aos seminários, o Profº. Dr. Milton Vasconcellos vai ministrar uma palestra sobre “A dimensão econômica da acessibilidade em espaços de lazer para as PcD”. Já a Profª Rosana Reis, coordenadora de Turismo/UNEB-BA, vai abordar o tema “Turismo, Acessibilidade e Patrimônio”. Em seguida, vai acontecer a apresentação das ações de Desenvolvimento do Turismo Acessível na Bahia, com Divaldo Gonçalves. Logo depois, a dançarina Rutileia Campos e a performista, Carol Guedes, vão realizar uma apresentação artística para os convidados.
Por fim, o evento encerrará com a exposição fotográfica “Turismo Acessível na Bahia”, apresentando 17 pessoas com diversos tipos de deficiência. A iniciativa tem o objetivo de desmistificar a beleza, fazendo um convite a um olhar mais humano e menos capacitista dos corpos. A mostra contará com intérprete de Libras e audiodescrição para garantir a inclusão de todas as pessoas.
“Estamos no setembro verde, mês oficial de inclusão das pessoas com deficiência. O dia nacional da luta das pessoas com deficiência é 21 e o do turismo acessível, 27, então é uma excelente oportunidade para tratarmos desse assunto tão importante para nós e para a sociedade. É urgente que todos os espaços sejam já pensados ou estruturados para nos receber de maneira adequada, inclusive os de lazer, que também integram o setor de turismo”, conta Silvanete Brandão, presidente da ABADEF.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify