
Entre os dias 08 e 16 de fevereiro, o coletivo artístico baiano Bonde da Calu realiza o projeto “Tardes Pretinhas: Ocupação Lúdica de Arte e Formação”. Voltado para o público infantil, o espetáculo busca colocar a arte e cultura negra afro-brasileira como protagonista. A iniciativa participa da 2ª edição do Curto Circuito das Artes, da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e acontece nos espaços Boca de Brasa dos bairros de Valéria, Cajazeiras e no Sesi Casa Branca, no Caminho de Areia. A programação gratuita conta com apresentações e oficinas de teatro, contação de histórias, música e dança.
A escritora e atriz Cássia Valle, responsável pela criação e coordenação do Bonde do Calu, que completa 7 anos, vê na proposta do espetáculo a oportunidade de valorizar e colocar a identidade negra em uma posição de protagonismo, a partir de apresentações artísticas destinadas a crianças e adolescentes negros. “As ‘Tardes Pretinhas’ do Bonde da Calu têm como objetivo criar espaços de interação artística e cultural para crianças e jovens negros, valorizando a representatividade, a identidade e a ancestralidade, por meio do teatro, da literatura e da música. Essas atividades promovem vivências lúdicas e educativas. Fortalecendo o pertencimento racial e estimulando a criatividade das infâncias negras”, conta Cássia.
Na nova edição do Curto Circuito das Artes, o Bonde da Calu apresenta para o público dois espetáculos: O “Sarauzinho da Calu”, que acompanha uma menina negra que conta todas as histórias escritas em seu bloco de notas, desenvolvendo um universo repleto de símbolos da cultura afro-brasileira; e “A Casa Encantada”, que a partir de um cenário circense e lúdico, aborda as brincadeiras de infância, tratando de temas como identidade e representatividade, além de princípios importantes, atemporais e universais, como liberdade e respeito.
Durante a programação também serão realizadas diversas atividades artísticas, com 20 vagas disponibilizadas por oficina e público-alvo composto por crianças entre 5 e 12 anos, que pode variar de acordo com a oficina. As inscrições para participar dos espaços do Curto Cirtuito das Artes podem ser realizadas online, através do Instagram do coletivo e presencialmente, a partir desta quinta-feira (06), no Sesi da Casa Branca, e no dia 12 de fevereiro, em Cajazeiras.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify