Entre os dias 03 e 18 de março, Salvador recebe um espetáculo livremente inspirado no livro Um Sopro de Vida, de Clarice Lispector, que, em 2023, completa 35 anos de lançado. “Pulsações” é um híbrido de teatro, dança, canto, performance e poesia, com a proposta de passear por pequenos universos da natureza humana, da arte e, sobretudo, do feminino. A temporada acontece no Goethe-Institut Salvador de quinta-feira a sábado, às 20h. A primeira apresentação é um ensaio aberto gratuito no dia 02 de março, às 20h.
No palco, as questões existenciais, críticas e criativas expostas na obra por Clarice Lispector movem as atrizes Rebeca de Oliveira e Uerla Cardoso. A encenação é assinada pelo diretor teatral Érico José e transita entre corporeidades e reflexões sobre a arte, o teatro, o feminino e o mundo. Já o compositor e diretor musical Luciano Salvador Bahia musicou de forma inédita as canções do espetáculo, com as letras provindas do texto de Clarice, que ganham a voz da cantora Aline Lobo.
“Um Sopro de Vida é um livro repleto de relações entre o pensamento existencial de Clarice, as questões práticas da vida e esse embate entre as emoções e a razão, e isso foi peça chave para construir a corporeidade das atrizes. O espetáculo é cheio de surpresas e reviravoltas e, assim como a autora, não segue a lógica do começo, meio e fim, tratando de muitas coisas e sensações ao mesmo tempo”, explica Érico José.
A peça é dividida em três quadros, e tem como resultado o hibridismo entre diferentes linguagens artísticas, como canto, improvisação, jogo, interpretação dramática, teatro físico, dança, teatro ritual, performance, comicidade, bufonaria e palhaçaria, numa pulsação entre sensações e ações que compõem a visualidade do espetáculo e a entrega das artistas na cena.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.