O sagrado feminino negro e a visão da mulher preta como uma fortaleza que suporta tudo são temas centrais do espetáculo Memórias Povoadas, que vai realizar quatro apresentações no Teatro Vila Velha nos dias 20, 21, 27 e 28 de maio, sempre às 19h. Mulheres pretas pagam meia (sujeito a disponibilidade de ingressos).
Dirigida por Cássia Valle, com co-direção e direção musical de Cell Dantas, a peça é baseada no conceito de Teatro Instalação, imagens e arte cênica são bases complementares da composição artística, resultando em uma experiência interativa, na qual as pessoas são convidadas a construírem as suas próprias narrativas.
“Mulheres pretas sempre utilizaram de ervas para curar, de música e dança para afastar a tristeza e ‘o mal’, para criar um elo entre si. Sempre sentaram em roda para trabalhar e transmitir suas histórias através da oralidade. Deusas, bruxas, Iyágbás e Iyamins sempre fizeram parte das mitologias afro-diaspóricas e compõem a identidade do povo brasileiro. O sagrado feminino negro é ancestral e é transmitido de mãe para filha, de avô para neta”, explica Cássia Valle.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.