Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert.

Em entrevista realizada nesta quinta-feira (15) para a Rádio T, em Curitiba, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou não reconhecer a vitória de Nicolás Maduro nas eleições para o cargo de chefe do executivo nacional venezuelano. “Ele sabe que está devendo uma explicação para a sociedade brasileira e para o mundo”, destacou Lula.

A legitimidade do pleito ocorrido na Venezuela foi questionado pela oposição de Maduro e por diversos chefes de Estado pelo mundo, além do Brasil. Esses representantes estão exigindo transparência no processo eleitoral que definiu Nicolás Maduro como presidente do país sul-americano.

“As urnas na Venezuela, quando você vota em uma máquina eletrônica como aqui, tem um tíquete; aquele tíquete é colocado em uma urna. Então, você tem o voto eletrônico e você tem a urna. O que nós queremos é que o Conselho Nacional que cuidou nas eleições diga publicamente quem é que ganhou nas eleições, porque até agora ninguém disse quem ganhou”, cobrou Lula durante a entrevista para o veículo paranaense.

Além de cobrar uma resposta do Conselho Nacional venezuelano, o chefe de estado brasileiro salientou o que precisa ser feito para a validação da eleição de Maduro: “Tem que apresentar os dados, agora os dados têm que ser apresentados por algo que seja confiável. O Conselho Nacional Eleitoral, que tem gente da oposição, poderia ser, mas [Maduro] não mandou [as suas atas] para o conselho, ele mandou para a Justiça, para a Suprema Corte dele”.

As eleições na Venezuela foram realizadas em 28 de julho e foi declarada vitória de Nicolás Maduro, candidato à reeleição. O chefe de estado recebeu 51,21% dos votos, ante aos 44,2% de Edmundo González Urrutia, principal nome da oposição. As atas do processo eleitoral não foram apresentadas pelo Conselho Nacional. A instituição alegou ter sofrido um ataque hacker que causou um atraso no sistema de votos.

Presidente da Venezuela, Nícolas Maduro. Foto: Rafa Neddermeyer.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify