Painel na Avenida Bonocô. Foto: Reprodução.

A artista Hilton Baga participou do projeto Capoeira Arte de Rua com um painel de cinco metros de altura grafitado em um dos pilares da estação Brotas de metrô. A obra é inspirada na cultura baiana com o foco na capoeira e sua representatividade, por ser uma manifestação tradicional da cultura da Bahia que atravessou fronteiras e está presente em mais de 150 países.

A capoeira é reconhecida, pelo governo do estado, como patrimônio cultural da Bahia desde 2006. Dois anos mais tarde, em 2008, o governo federal passaria a reconhecer a tradição da capoeira como patrimônio da cultura brasileira, e em 2014 a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceria como patrimônio da humanidade.

O projeto foi idealizado pelo Coletivo Cultural e a Maré Cheia Produções Criativas e Sustentáveis e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia. A iniciativa vai realizar novas intervenções artísticas em Salvador. O gestor de comunicação da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto, comentou sobre a utilização do espaço para o projeto: “O metrô tem sido também um espaço de valorização artística na cidade, com um calendário de exposições, ações culturais e com a presença do grafite, transformando muros em arte”, explicou.