
O Governo da Bahia premiou, nesta terça-feira (28), cinco servidores estaduais por iniciativas de destaque no 12º Prêmio de Boas Práticas 2025, realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários de Estado, em mais uma ação da agenda alusiva ao Dia do Servidor Público.
“Foram quase 200 iniciativas inscritas e 10 premiadas em dinheiro. Parabéns aos servidores pela dedicação e por inovarem dentro de suas carreiras, desenvolvendo ferramentas que qualificam a gestão pública”, afirmou Jerônimo Rodrigues durante o evento.
Entre os premiados, o major João Daniel Queiroz, da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Periperi), de Salvador, ficou em primeiro lugar com o projeto Programa de Atendimento Continuado (PAC), voltado a mulheres vítimas de violência doméstica. “A ideia foi realizar cinco atendimentos pós-ocorrência, durante três meses, para evitar a revitimização e garantir o acompanhamento das assistidas”, explicou o major. Segundo ele, o projeto teve adesão total das participantes e conseguiu reduzir a reincidência dos casos.
As outras iniciativas reconhecidas vieram das cidades de Jequié, Irecê, Salvador e Eunápolis, com projetos nas áreas de perícia técnica, reinserção social, educação inclusiva e acessibilidade. De acordo com o secretário da Administração do Estado (Saeb), Rodrigo Pimentel, o prêmio é um incentivo à inovação no serviço público. “Desde 2007 temos esse reconhecimento, que valoriza quem pensa soluções criativas para aprimorar a máquina pública e atender melhor à sociedade”, destacou.
Coordenado pela Saeb, o prêmio recebeu 198 inscrições de servidores da administração estadual e de órgãos dos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. As propostas finalistas foram avaliadas por uma comissão técnica, que realizou visitas presenciais antes da seleção final. Os vencedores receberam premiações em dinheiro, variando de R$7 mil a R$36 mil, além de menções honrosas para os demais finalistas.
Durante a celebração do Dia do Servidor Público, o governador também sancionou leis que reajustam gratificações de servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com aumento de 9% em duas etapas, a partir de novembro de 2025 e maio de 2026.
Além disso, foram assinados ajustes legais que permitem aos servidores públicos atuar como docentes em ações de capacitação e migrarem para o regime de previdência complementar, ampliando as possibilidades de atuação e valorização profissional dentro do serviço público estadual.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify