De acordo com o Boletim Focus, documento divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024 sofreu uma variação para o mercado financeiro. O número teve uma redução de 3,91% para 3,9%. Ainda assim, está acima de 3%, meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
O percentual final de inflação de 2023 ainda será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no próximo dia 11 de janeiro, mas a previsão do boletim aponta que o valor do IPCA acumulado deve ficar em torno de 4,46%. Durante o ano, o número esteve em queda no primeiro semestre devido aos cortes na taxa básica de juros (Selic), realizados pelo BC. A subida dos preços no ramo alimentício e em serviços forçaram o crescimento do índice na segunda parte do ano.
Para os anos de 2025 e 2026, o CMN fixou a meta do índice da inflação em 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Isso significa que o limite inferior a ser atingido seria de 1,5%, enquanto o teto seria de 4,5%.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.