Neste sábado (23), o Goethe Institut, no Corredor da Vitória, vai receber a Jornada Carreira Literária em Foco, evento voltado para escritores que reunirá em Salvador especialistas em estratégia editorial e marketing literário. A imersão terá 8 horas de palestras, oficinas e muito conteúdo direcionado para autores, produtores culturais, curadores, revisores, ilustradores, influenciadores literários, livreiros e outros agentes do mercado da literatura. Presença autoral, posicionamento de imagem, gerenciamento de carreira para escritores, estratégias de publicação e dicas de preparação para participar de editais, prêmios e concursos literários serão alguns dos temas abordados.
Na ocasião, uma das palestrantes será a executiva e estrategista editorial, Dany Sakugawa, que vai trazer sua experiência de ter acompanhado mais de 500 autores que contabilizam mais de 10 milhões de exemplares vendidos, entre eles Mauricio de Sousa e Emilia Nuñes. “Na maioria das vezes, o autor acredita que um bom livro se basta, que isso garante o sucesso. Por isso, se preocupa com a divulgação apenas na fase do lançamento. Mas é vital que ele saiba que é trabalho de divulgação contínuo que leva o livro ao status de long-seller, de referência em sua área”, conta Sakugawa.
O evento ainda contará com a palestra da escritora Palmira Heine, que abordará as etapas de publicação do livro, com dicas valiosas que vão do original ao lançamento; da escritora e roteirista Ana Dantas, que trará passos para transformar o livro em roteiro para áudio visual; da escritora e jornalista Fernanda Carvalho, que compartilhará dicas de como fazer do livro uma pauta de relevância na mídia, ao lado da sócia da Frente & Verso Comunicação Integrada, a jornalista Tatiany Carvalho, que falará sobre branding e posicionamento de imagem.
“Estamos preparando um ambiente colaborativo de troca de experiências com profissionais e pares do nicho literário e editorial. Temos a necessidade de nos mover rumo ao encontro, de partilhar e de compor histórias. A natureza desta antologia confirma a essência do próprio gênero literário: por mais que seja preservado o estilo individual de cada participante, ela é, por si só, um encontro diverso e situado no presente, que provoca a leitura de todos as formas e modos”, conta Ester Figueiredo, uma das fundadoras do Studio Palma, organizadora do evento.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify