Unijorge. Foto: Reprodução.
Unijorge. Foto: Reprodução.

Com o objetivo de solucionar problemas presentes na sociedade, aconteceu a 6ª edição da NASA Space Apps Salvador e o projeto vencedor foi realizado pelos estudantes Yago Fonsêca e Rafael da Costa, onde desenvolveram um produto capaz de transformar elementos visuais em som.

Os estudantes do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) participaram do Hackaton – evento em que competidores demonstram suas habilidades em programação para resolver problemas – promovido pela NASA e desenvolveram um produto para facilitar a acessibilidade de deficientes visuais, convertendo elementos do espaço em sons. Em reportagem para a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Yago destaca a importância de atentar para esse setor da população: “Transformar a forma em que as pessoas enxergam o universo, de forma que até pessoas que não podem enxergar, tenham a possibilidade de apreciar essa maravilha”.

Agora, Yago e Rafael dedicam seu tempo para aprimorar sua ferramenta e figurar entre os melhores projetos do mundo. “A Nasa disponibilizou elementos 3D do espaço para desenvolvermos o programa. Com isso, através de muitos códigos, chegamos ao resultado que temos. Já conseguimos converter vídeos e fotos em sons, porém estamos tentando transformar esses sons em algo mais harmônico”, detalha Yago.

Yago Fonsêca e Rafael da Costa
Yago Fonsêca e Rafael da Costa. Foto: Gabriel Pinheiro/SECTI

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, TwitterFacebookInstagramLinkedIn e Spotify.