Na manhã desta segunda-feira (10), estudantes da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se concentraram na frente da Sede Mater da FMB, no Largo do Terreiro de Jesus, para se manifestar contra o atraso no calendário letivo por conta da suspensão de aulas durante a pandemia.
Antes de decidir pela manifestação, os alunos encaminharam ao Colegiado e à Diretoria, no final de dezembro, uma carta assinada por quase 300 discentes de todas as turmas de Medicina da universidade. O documento reúne propostas para permitir a progressão dos cursos e ajustes no calendário, reduzindo os atrasos que já chegam a quase dois semestres. Entre as sugestões, estão a oferta de cursos de férias e a realização de três semestres em um ano, práticas já realizadas em períodos pós-greve, segundo os próprios estudantes.
Com cartazes nas mãos pedindo “+ educação e – descaso”, por exemplo, os discentes reafirmam que se mantêm abertos ao diálogo, mas precisam de respostas mais positivas para a efetiva solução dos problemas. Eles classificam como lento e pouco efetivo o retorno do Colegiado, da Diretoria da FMB e de alguns departamentos.