Vacina. Foto: Reprodução.

A startup paulistana Orbit Data Science lançou um novo estudo público com o objetivo de entender como se dá a expectativa para o período pós-vacina, com uma maioria da população vacinada e a perspectiva de retorno, além de procurar estabelecer uma comparação entre a evolução das opiniões analisadas e a evolução da pandemia no País. O recorte temporal inicia em 20 de fevereiro de 2020, seis dias antes do registro do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, e a análise se estende até 21 de junho deste ano. 

A pesquisa foi desenvolvida a partir da avaliação de comentários espontâneos em redes sociais, de brasileiros que mencionaram suas expectativas do que desejam fazer após se vacinarem. Contribuíram para a base de dados publicações no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube. Segundo a pesquisa, a expectativa do brasileiro após a sua vacinação pode se resumir em três principais opiniões: extravasar, se emocionar e retomar.

“A expectativa em torno da imunização é tão grande, e construída por tanto tempo, que os planos não são restritos à retomada de uma ‘vida normal’. O ato torna-se um marco, e como tal é planejado e comemorado”, conta Fernando Hargreaves, sócio da Orbit Data Science.