Vacina Pfizer/BioNTech. Foto: Reprodução.

O presidente dos Estados Unidos das América, Joe Biden, anunciou, na manhã desta quinta-feira (10), a doação de 500 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para países de baixo poder aquisitivo. Ao todo são 92 nações que vão receber o imunizante através do Covax Facility, programa da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil não faz parte desta lista.

“O presidente Biden sabe que fronteiras não conseguem controlar essa pandemia e prometeu que nossa nação seja o arsenal das vacinas. O passo histórico anunciado hoje protege a saúde do povo americano e das pessoas ao redor do mundo, que vão se beneficiar dessas vacinas que salvam vidas”, diz o comunicado oficial da Casa Branca.

A perspectiva é de poder ajudar países que não possuem contratos para a aquisição de vacinas, como nações do continente africano e alguns países da América Latina e Caribe (Haiti, Bolívia, Honduras e Nicarágua). Por isso, o Brasil não será contemplado com o projeto, uma vez que o país já conta com contratos assinados para o fornecimento de imunizantes em 2021.