Medalha de ouro das Olimpíadas de Tóquio. Foto: Reprodução.

Foi por pouco, mas os Estados Unidos, com uma série de ouros no final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, conseguiram superar a China e terminaram a competição no topo do quadro de medalhas. Brasil e Cuba foram os destaques entre os países da América Latina. O Brasil ficou na 12ª colocação com sete ouros, seis pratas e oito bronzes, no melhor desempenho do país nas Olimpíadas. Cuba foi 14ª colocada.

A equipe estadunidense já tinha mais de 100 medalhas ao chegar ao último dia de competições, todavia, os chineses lideravam o quadro por terem mais medalhas de ouro. Mas graças a diversas vitórias no final dos Jogos, incluído do basquete e do vôlei feminino, em cima do Brasil, os Estados Unidos superaram a china e, pela terceira vez seguida, terminaram a competição no topo.

Os EUA encerraram a disputa com 39 ouros, um a mais do que a China. Apesar do desempenho, o resultado ficou abaixo dos últimos Jogos, no Rio de Janeiro, quando os estadunidenses conseguiram impressionantes 46 medalhas de ouro. O Japão, anfitrião das Olimpíadas, ficou em terceiro lugar, à frente do Reino Unido, seguido do Comitê Olímpico Russo.