Encontro sobre educação de jovens, adultos e idosos. Foto: Elisabeth Guerra

O encontro “Educação de jovens, adultos e idosos em foco: monitoramento, planejamento e fortalecimento de ações – 2025” reuniu cerca de 110 participantes no Hotel Fiesta, em Salvador, na última quinta-feira (03). A iniciativa que visa dialogar e fortalecer os projetos e programas implementados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para combater o analfabetismo. Durante o encontro, que também acontece nesta sexta-feira (04), estão sendo abordadas diversas ações educacionais. Dentre elas, estão os programas: Brasil Alfabetizado e Alfabetiza Bahia; Projeto Paulo Freire; Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo; e qualificação da EJA.

“O nosso objetivo é traçar estratégias para combater o analfabetismo, pensando em parcerias com os territórios e articuladores. A educação é um direito de todos. Estamos aqui para garantir que esse direito, negado por tanto tempo, finalmente se concretize”, reforçou Alexandro Batista, coordenador da Educação de Jovens e Adultos da SEC. No evento, também foi feita a avaliação, planejamento e monitoramento dos projetos.

“A Bahia tem se destacado pela sua organização e pelo compromisso em garantir educação para aqueles que mais precisam. É um dos poucos estados que acompanham de perto os dados dos seus territórios e que mobilizam esforços reais para superar o analfabetismo. Essa parceria entre o MEC e o Governo do Estado é fundamental para transformar essa realidade”, declarou Ana Lúcia Sanches, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (MEC/Secadi).

Educação. Foto: iStock.
Educação. Foto: iStock.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify