
Como tornar a experiência do paciente mais humana, acolhedora e segura é o foco do Seminário “Na Pele do Paciente II”, realizado nesta quinta-feira (9), no Mundo Plaza Business Center, em Salvador. O evento, promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB), integra as comemorações dos 60 anos da entidade e reúne gestores e especialistas para discutir práticas de cuidado que considerem aspectos emocionais, espirituais e clínicos do paciente.
O seminário, que acontece das 7h30 às 17h10, amplia os debates iniciados na primeira edição, realizada em maio. A programação inclui palestras, painéis, apresentação de cases, debates e momentos de networking. Entre os temas, estão a proteção de dados do paciente e a jornada do cuidado oncológico.
Segundo a oncologista Clarissa Mathias, do Hospital Santa Izabel, “a proposta é enxergar o indivíduo como um mundo, em todas as suas dimensões, incluindo a espiritualidade, que deve ser entendida e respeitada como parte fundamental da saúde.”
Para o presidente da AHSEB, Mauro Adan, o evento reforça a importância de colocar o paciente no centro das discussões. “Acreditamos que colocar o paciente no centro é fundamental para avançarmos na humanização e na personalização dos atendimentos, considerando tanto as necessidades clínicas quanto o cuidado com o lado humano”, afirma.
Na programação da manhã, a advogada e consultora Fabiani Borges abordará “Compartilhamento de Dados do Paciente: O Que Pode ou Não Pode”, explicando como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impacta hospitais, clínicas e instituições de saúde. “Não adianta apenas apontar os problemas, é preciso trazer soluções, e elas passam necessariamente por boas governanças, envolvendo pessoas, processos e tecnologia para garantir a segurança da informação e evitar incidentes que podem trazer riscos graves à vida dos pacientes”, afirma Fabiani.
O turno da tarde destaca a palestra da oncologista Clarissa Mathias sobre a integração de aspectos emocionais e espirituais ao tratamento clínico. “É essencial que as equipes de saúde compreendam, respeitem e incorporem essa dimensão no cuidado diário”, explica.
Outros participantes incluem Clóvis Queiroz, da Confederação Nacional de Saúde, Augusto Cruz, da AC Sustentabilidade & Governança, e Camila Oubinha Duran, arquiteta da Santa Casa da Bahia, entre outros especialistas que abordarão temas como neuroarquitetura hospitalar, humanização em curta permanência e jornada do paciente oncológico.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify