Nesta terça (26) e quinta-feira (28), a Casa do Benin, no Pelourinho, vai estar recebendo o evento “Encontros Negros”, celebrando a ancestralidade e a inovação da cultura negra, com rodas de conversa que abordam tecnologia, música, literatura e comunicação, sob perspectivas do universo negro. A iniciativa busca valorizar histórias positivas do povo negro, explorando perspectivas e ocupando espaços onde, muitas vezes, a sociedade não espera a presença negra.
No primeiro dia, o evento recebeu a mesa “Vozes Negras na Era Digital: A Tecnologia como Ferramenta de Empoderamento e Representatividade”, com Tiago Banha e Edilene Alves, mediada por Fernanda Mattos. Assim como, “Composição Negra: Identidade, Resistência e Inovação na Música Brasileira”, com A Dama e Pierre Onassis, sob mediação de Silvana Oliveira.
Na quinta-feira (28), o público poderá conferir a mesa sob o tema “Comunicação e Representatividade: A Voz da Comunidade Negra na Mídia”, com Nina Santos e Igor DSN, mediada por Luciane Neves. Por fim, o evento encerra com a mesa “Literatura Negra: Vozes, Narrativas e Resistência”, que contará com a participação de Elisa Lucinda e Quito Ribeiro, mediada por Tom Correia.
“Não queremos mais uma representatividade apenas simbólica; queremos uma representatividade que nos permita agir. O que desejamos é que a experiência no evento traga reflexões, mas que também promova ações. Que cada pessoa participante, em cada mesa que se detenha para escutar, presenciar e viver, compreenda que podemos ser felizes todos os dias, que merecemos estar bem todos os dias”, conta Mirtes Santa Rosa, coordenadora do evento.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify