Uma matéria produzida pelo BuzzFeed News chocou o universo do jornalismo de moda, nesta sexta-feira (28), ao trazer 27 relatos de ex-funcionários da Vogue Brasil contra a revista e sua diretora, a baiana Daniela Falcão.
Há histórias de xingamentos, assédio moral e constrangimentos, além de denúncias por exploração trabalhista. “Funcionários brincam que os banheiros da redação são feitos para chorar, e não para outras funções fisiológicas”, diz a publicação, que já foi lida por quase 70 mil pessoas.
A jornalista Mônica Salgado, que entrou na Vogue em 2007, foi uma das criadoras da Glamour no Brasil e dirigiu a revista até 2017, também fez seu relato: “Ela usava palavras fortes para desmerecer o trabalho (ou a capacidade intelectual) dos diretores, interromper suas explanações, diminuir seus feitos. Eram momentos constrangedores”, disse.
Daniela Falcão não se pronunciou e a Vogue disse em nota: “A Edições Globo Condé Nast oferece a seus colaboradores e a quaisquer terceiros, um canal de Ouvidoria para denúncias de violação às regras do Código de Ética do Grupo Globo e uma área de Compliance independente, que se reporta ao Conselho de Administração do Grupo Globo”.