Rubem Valentim. Foto: Silvestre Silva.

Será aberta nesta sexta-feira (1º), na Almeida & Dale Galeria de Arte, no Jardim Paulista, em São Paulo, a exposição ‘Ilê Funfum’ que celebra o centenário do baiano Rubem Valentim (1922-1991). Tendo como destaque o conjunto ‘O Templo de Oxalá’, obras do acervo permanente do Museu de Arte Moderna da Bahia, serão exibidas integralmente pela primeira vez na capital paulista.

Vão participar do evento, representando a Bahia: a Secretária de Cultura, Arany Santana, o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, João Carlos de Oliveira, e o diretor do MAM-BA, Pola Ribeiro. A visitação será aberta ao público no sábado (02) e seguirá até 14 de maio.

Com curadoria de Daniel Rangel, a mostra “Ilê Funfum” seguirá depois para Brasília, Salvador – em outubro de 2022 – e Roma. Todas as peças da coleção do MAM-Bahia foram totalmente restauradas durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, nas dependências do museu, no Solar do Unhão, em Salvador, em um trabalho coordenado e supervisionado pela restauradora do MAM-Bahia, Lúcia Lyrio.

O título escolhido para a mostra faz referência à religiosidade de matriz africana. “Ilê” significa casa e terreiro, o templo sagrado de culto aos orixás, e “Funfum”, a cor branca, uma referência àqueles que se vestem de branco, sobretudo da família de Oxalufã, o Oxalá velho, e Oxaguiã, o Oxalá moço.

Relevo Emblema n. 4, 1977. Foto: Andrew Kemp.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.