Mãe Stella de Oxóssi. Foto: Manu Dias.
Mãe Stella de Oxóssi. Foto: Manu Dias.

Nesta quinta-feira (10), o M.E Ateliê da Fotografia – localizado no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, lança a exposição gratuita “Maria Stella de Azevedo Santos – Meu Tempo é Agora“, em homenagem ao centenário de nascimento da ialorixá Mãe Stella de Oxóssi. A mostra contará ainda com duas participações especiais: o músico e compositor Edu Casanova e a atriz brasileira Evelin Buchegger.

Integrando o projeto “IMORTAIS Reverberando histórias, culturas e saberes“, a mostra estará disponível para visitação de 11 de abril a 31 de maio, sempre das 16h às 19h, reunindo obras de 30 artistas convidados, além de livros e fotografias que retratam a trajetória de Mãe Stella. A programação especial, conta também com exibição de documentários, oficinas e rodas de conversa sobre o papel fundamental da ialorixá na preservação e difusão do candomblé no país.

Compondo uma das atrações da mostra, Edu Casanova estabelece uma conexão profunda entre a música e as tradições culturais de Mãe Stella de Oxóssi sob o álbum “Ègèdè – Brincar e Encantar”. As canções, inspiradas nos ensinamentos espirituais da ialorixá, resgatam as lições contidas nas brincadeiras infantis, transmitindo com sensibilidade os significados espirituais dessas práticas.

A exposição contará com a participação da brasileira Evelin Buchegger, atriz em “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (2017), quatro vezes premiada com o prêmio Braskem de Teatro. Compartilhando provérbios e citações extraídas da obra literária de Mãe Stella de Oxóssi, Evelin reflete sobre temas como fé, responsabilidade e autoconhecimento, aprofundando a compreensão sobre o legado cultural e espiritual partilhado pela autora.

Mãe Stella de Oxóssi. Foto: Reprodução.
Mãe Stella de Oxóssi. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify