A partir do dia 09 de outubro, a capital baiana vai receber a exposição “Hannah Frank & Artur Soar – um diálogo da Escócia com a Bahia” no Restaurante Recôncavo, se estendendo até o dia 12 de janeiro de 2025. O encontro dos dois artistas aconteceu pela primeira vez em Morecambe, no Reino Unido, onde o gravador baiano, Artur Soar, estava fazendo residência artística. Artur fez o retrato de Hannah – artista judia que faleceu em 2008 – em linogravura, a partir da imersão na obra dela, e recepcionou a arte da artista na Galeria Soar, em Lençóis, no ano passado.
As obras de ambos saíram juntas da galeria em uma proposta de diálogo. Segundo a curadora de Hannah, Fiona Frank, os artistas foram separados pelo tempo e por um oceano, mas possuem semelhanças misteriosas no estilo. A exposição passou ainda por Cachoeira, na Galeria Hansen Bahia e no salão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na cidade do Recôncavo.
Já em Salvador, a mostra vai ocupar as salas do primeiro pavimento com nove desenhos em preto e branco de Hannah Frank, criados entre 1930 e 1952, além de oito gravuras de Artur, realizadas quase cem anos depois, entre 2019 e 2023. Inclui também o retrato de Hannah Frank em uma impressão de linogravura de edição limitada feita, por Artur.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify