Abertura da exposição. Foto: Fernando Vivas.

Maria Quitéria, os Encourados de Pedrão, Joana Angélica, o Corneteiro Lopes e até mesmo o Caboclo e a Cabocla. Todos eles estão retratados na mostra “Verdade e Liberdade – A Saga Baiana da Libertação Nacional”. A exposição representa a culminância das celebrações pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, e revivem esse momento histórico.

Através de elementos como fotos, vídeos, instalação, música e figurinos serão apresentados os personagens baianos que fizeram parte da luta contra o domínio português. A abertura aconteceu nesta terça-feira (18), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Rita Serrano.

“A ideia foi trazer a independência do Brasil na Bahia para os dias atuais. Por que a gente não pode pensar a história como algo que ficou parado. Queremos mostrar o quanto esses personagens estão absolutamente vivos, permanentes no espírito do povo”, disse o curador da mostra, Ricardo Carvalho.

A visitação pode ser feita desta quarta-feira (19) até o dia 27 de agosto, das 9h às 17h30, no Espaço Caixa Cultural, que fica Rua Carlos Gomes, no Centro de Salvador. A mostra é composta por fotografias de Armando CR, Amanda Tropicana, Pedro Nunes, Elis Tuxa e Marcos Socco e poesias de Maviael Melo.

Abertura da exposição. Foto: Fernando Vivas.
Abertura da exposição. Foto: Fernando Vivas.
Abertura da exposição. Foto: Fernando Vivas.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.