Nesta sexta-feira (29), a Associação Fábrica Cultural, que fica na Ribeira, comemora 20 anos, na mesma data do aniversário de Salvador, que completará 475 anos. Com isso, a entidade sem fins lucrativos festeja duas décadas de promoção e transformação social, por meio de ações que articulam educação, cultura e sustentabilidade. Fundada em 2004 pela cantora e ativista, Margareth Menezes, a instituição tem Joel Miguez, como presidente, e Jaqueline Azevedo na direção, seguindo o legado de criar parâmetros que visam desenvolver, integrar, ampliar e fortalecer a Península de Itapagipe.
Entre as ações realizadas pela entidade, estão a Acelera Iaô, projeto de capacitação de afroempreendedores, e o Programa Artesanato da Bahia, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Assim como, o Mercado Iaô, evento que popularizou a Fábrica Cultural, por reunir música, artesanato, gastronomia e diversas manifestações culturais. Além disso, o Mercado Iaô de Verão recebeu grandes nomes da música, como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Elba Ramalho.
A entidade também promoveu edições de Primavera, Junino dos eventos, e vem realizando o Iaô Bailinho Infantil, no Carnaval. Nas iniciativas, o espaço tem como principal foco receber os empreendedores do Acelera Iaô e Rede Iaô, envolvendo principalmente as comunidades da Cidade Baixa.
Por meio de metodologia própria, a Fábrica Cultural intervém no cenário da Economia Criativa e do empreendedorismo. Além de expandir sua atuação para toda a Bahia por meio de ações de qualificação e geração de renda. Por fim, a associação usa os pilares de inovação, criatividade e futuro para construir um futuro com compromisso social, promovendo o reconhecimento da instituição no país.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.