Michel Agier. Foto: Divulgação

No ano em que completou 50 anos, o “Mais Belos dos Belos” aparece como o tema central de “Ilê Aiyê: a fábrica do mundo afro”. O livro foi escrito pelo antropólogo Michel Agier e o lançamento oficial da obra acontece em 09 de setembro, na sede do bloco afro, em Salvador.

Durante muitas idas e vindas da França para o Brasil, o professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais), localizada em Paris, realizou entrevistas com membros associados do bloco, além de pesquisas feitas por anos. Michel possui uma relação com o Ilê Aiyê por mais de três décadas e decidiu repassar o legado do bloco.

“O que eu quero transmitir enquanto francês e antropólogo é que a importância do Ilê vai além do local, é uma importância cultural e política. O Ilê Aiyê teve um papel fundamental sobre o olhar que se tem sobre o povo negro, inclusive colocando em pauta a luta contra o racismo e a valorização de uma história própria de referência aos afrodescendentes não só da Bahia, mas do mundo todo”, explicou o autor da obra.

O evento de lançamento acontece na sede do Ilê Aiyê, localizada no Curuzu, a partir das 19h. Na ocasião, será realizada uma roda de conversa com o fundador do bloco Antônio Carlos Vovô, a atriz Arany Santana e a antropóloga Maria Rosário Gonçalves de Carvalho, além do autor da obra.

Capa de “Ilê Aiyê: a fábrica do mundo afro”. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify