A participação da ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no programa Trilha de Letras, da TV Brasil, foi alvo de informações falsas. Partes da entrevista, exibida no dia 11 de setembro, foram alteradas e divulgadas em forma de texto para parecer que, durante o programa, a ministra recomendou o investimento em criptomoedas através de uma empresa específica.
Segundo a notícia falsa, publicada em um site que simula um portal jornalístico, a ministra teria revelado seus segredos de investimento financeiros, recomendando o uso da plataforma Immediate Luminary. Anteriormente, uma situação semelhante aconteceu com o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, envolvendo a mesma empresa e as mesmas declarações falsas.
Em nota, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela TV Brasil, desmentiu as notícias falsas em circulação. “A EBC repudia veementemente o episódio e trabalha para combater a desinformação em todos os seus veículos” , afirma a empresa. Ainda sobre a participação da ministra no programa Trilha de Letras, a EBC esclarece que em momento nenhum houve menção a criptomoedas, e sim uma conversa sobre literatura e livros: “Cármen Lúcia mostrou o seu lado escritora e apresentou o seu livro Direitos De Para Todos, além de sua relação com a literatura e outros escritores”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify