Marina e Marinês Siqueira. Foto: Divulgação.

Em 1985, com apenas 21 anos, Marinês Siqueira fundou a Construart. Esse mês, sua família comemora o aniversário de 36 anos da empresa, que iniciou no setor de construção, migrou para o segmento de iluminação pública no interior da Bahia, e hoje foca em parcerias com arquitetos, construtoras, e engenheiros e atende ao público final. 

Tudo começou quando, nos anos 80, após algum tempo no mercado de construção civil, surgiu a grande oportunidade de atender à necessidade por iluminação no interior da Bahia, onde apenas existiam luzes nas praças principais. Junto com seu marido e engenheiro civil, Antonio Siqueira, Marinês fazia os projetos, especificava e vendia a iluminação para muitas cidades como Pojuca, Catu e Mata de São João. “Eram muitas reuniões com prefeitos e com a UPB (União de Prefeitos da Bahia), e muito material para entregar. Foi uma época muito corrida para a empresa”, lembra Marinês.

Alguns anos depois, a partir de mudanças econômicas e políticas, o foco retornou para Salvador, aonde a vinda de novas lojas, franquias, escolas, hotéis, clínicas e hospitais resultaram em um bom mercado e escala para a empresa. Nisso, em 1990, a Construart foi pioneira em projetos de redução de consumo de energia, substituindo lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, em vários setores. Nessa época, a empresa foi líder em projetos de redução de consumo de energia na Bahia, contando com lojas de departamento como a Mesbla e a C&A, e executou muitas parcerias com arquitetos em Manaus, Brasília e Rio de Janeiro

Marinês e Marina Siqueira. Foto: Divulgação.

Em 2003, com a vinda dos LEDs, a empresa foi uma das primeiras a adotarem a tecnologia nos projetos residenciais, trazendo o melhor do mercado para seu consumidor. “Hoje, focamos em encantar nossos clientes e fortalecer nossos parceiros. Trazemos os melhores produtos com muito carinho, e temos toda a agilidade de entrega e pós-venda. Sabemos que no fim do dia, um ambiente aconchegante e bem iluminado é sinal de um cliente satisfeito”, disse Marinês.

Sua filha, Marina Siqueira, que mora em Chicago, retornou ao Brasil devido à pandemia da Covid-19, e está ajudando nos negócios da empresa, focando em marketing e inovação em produtos. “Tem muito aprendizado que os jovens podem trazer na área de tecnologia e digitalização, e tive a grande sorte de ter minha filha trabalhando comigo nessa época de pandemia,” nos disse Marinês.