Imagem ilustrativa. Foto: Unsplash.

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, importante data para o varejo. Para este ano, uma projeção da Fecomércio-BA aponta que o setor baiano deve faturar R$ 6,5 bilhões em outubro, representando um crescimento de 7% em comparação ao ano anterior. Segundo Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio BA, não é possível fazer uma separação perfeita entre o que se vende especificamente para a data comemorativa e as compras habituais das família, mas há uma alta correlação. “Se o mês vai bem, a tendência é que o Dia das Crianças também siga no mesmo ritmo”, afirma.

As quatro atividades devem apresentar aumento nas vendas no mês de outubro, com destaque para as Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados, além das Farmácias e Perfumarias, ambas com estimativa de 14% de crescimento, em comparação com o mesmo período do ano passado. O grupo “Outras Atividades” também deve registrar aumento, abrigando muitos segmentos que impactam no Dia das Crianças, como lojas de materiais esportivos, brinquedos, chocolate, joalherias, entre outros. Lojas de eletrodomésticos e eletrônicos também devem ter um aumento anual de 3%.

A expectativa de um bom desempenho nesse período acontece devido ao avanço moderado dos preços médios. Com base nos dados do IPCA do IBGE, a inflação da cesta do Dia das Crianças, composta por produtos selecionados pela Fecomércio-BA, apresenta deflação de 0,30% no acumulado de 12 meses até agosto deste ano. Liderando a lista de quedas está o aparelho telefônico (-6,39%), seguido pela bicicleta (-4,23%), televisor (-2,78%) e o computador pessoal (-1,95%).

“O bom momento econômico que a Bahia vem observando desde o 2º trimestre traz otimismo para o comércio em suas datas comemorativas. Após um Dia dos Pais positivo, agora é a vez do Dia das Crianças. Embora seja um público mais específico, essa data tem forte relevância para o varejo e influencia as vendas para este final de ano, animando os empresários para a Black Friday e o Natal”, declara Guilherme Dietze, consultor econômico da Fecomércio-BA.

Família. Foto: pressfoto/freepik.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify