Mariana Frugoni. Foto: Tríade Photos.

Entre os dias 23 e 28 de janeiro, Feira de Santana vai receber o torneio IFT BT 200, primeira competição internacional de Beach Tennis da Bahia. O evento está sendo organizado pela Federação Bahiana de Tênis (FBT) e vai acontecer na academia Smash, em Feira. Com isso, serão três torneiros ao todo. Sendo assim, nos dias 23 e 24, dois eventos BT 10 que não tem premiação, mas conta na pontuação do ranking mundial. Já a partir do dia 25, as disputas do qualifying da chave principal do BT 200. No dia 26 até o dia 28 a disputa do BT 200 com premiação total de US$ 15 mil (cerca de R$ 70 mil). Além do torneio profissional haverá o torneio amador nas categorias A, B, C e D; veteranos e juvenis.

Mariana Frugoni, atleta soteropolitana do esporte, fala sobre as expectativas e da importância da divulgação da modalidade. “Sabemos do esforço que é organizar e viabilizar um torneio deste porte. Os organizadores e a FBT estão de parabéns por conquistar estes torneios para a Bahia, o que certamente divulgará ainda mais o nosso esporte no Estado”, declara. Mariana também comenta sobre a estrutura do local, que sediará a competição, e de dividir quadra com a atleta pernambucana, Débora Amaro. “A Smash tem uma estrutura excelente, o evento será um sucesso. Já falei com algumas atletas de fora que participarão do torneio e todas estão muito empolgadas. Em Feira de Santana, terei a honra e o prazer de dividir novamente a quadra com Débora, com quem conquistei os meus dois títulos ITF. O Beach Tennis da Bahia chegou no ITF”, comemora.

Já o atleta baiano Augusto Oliveira, mais conhecido como Salsicha, vai em busca de uma vaga no top 100 ao lado de seu parceiro também baiano, Murillo Valadares. “Importância muito grande desse evento, estamos brigando para entrar no top 100, ter um evento desses perto de onde moramos, sem precisar gastar muito para estar nele com deslocamento será de suma importância”, comenta. Por sua vez, Murilo fala sobre as repercussões que o evento pode trazer para o estado. “Esse evento é um marco significativo para o crescimento do esporte por aqui. A Bahia começa a colher os frutos. Hoje em dia, temos alguns atletas entre os 300 e 400 do mundo no circuito e esse evento incentiva a nova geração que é quem vai levar o nome do nosso estado nos próximos anos”, afirma.

O torneio internacional tem parceria com a SUDESB e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia (SETRE) e conta com as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Bahiana de Tênis. “Nosso objetivo é esse, desenvolver o Beach Tennis na Bahia e deixar um legado. Certamente nossos atletas virão com tudo para conquistar resultados históricos para o estado”, conta Duda Catharino Gordilho, presidente da Federação Bahiana de Tênis.

Murillo Valadares e Augusto Salsicha. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.