
Salvador foi atingida por fortes chuvas na madrugada desta sexta-feira (02), culminando em alagamentos, deslizamentos e diversos transtornos para a população. Já durante esta manhã, a ocorrência de uma tromba d’água no mar da capital baiana foi registrada pelo Anota Bahia, no bairro de Ondina, na orla da cidade. A frente fria e a chegada de chuvas fortes começaram desde a quarta-feira (30), com maior ocorrência de temporal ontem (1º). A previsão é que as precipitações sejam mantidas pelo menos até a próxima terça-feira (06).
Uma tromba d’água é um fenômeno meteorológico que se parece com um tornado, mas que se forma e se mantém sobre corpos de água, como o mar, lagos ou rios. É caracterizada por uma coluna de água giratória que se eleva do corpo de água para o céu, devido à sucção de um vórtice de ar. “Tromba d’água nada mais é do que um tornado em cima do mar, só que com muito menos intensidade e sem trazer risco para a costa. Até porque seus ventos são muito mais fracos do que o de um tornado”, explicou a meteorologista Desirée Brandt, da Somar Meteorologia, à TV Band.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify