Fernanda Torres. Foto: ROBYN BECK

O Festival de Cinema de Veneza divulgou o júri da edição deste ano, que acontece entre 27 de agosto e 6 de setembro deste ano. Dentre os nomes selecionados, está a da atriz brasileira Fernanda Torres, que será responsável por escolher o ganhador do Leão de Ouro, do Leão de Prata, do Coppa Volpi, e das demais categorias da premiação. Além da protagonista de ‘Ainda Estou Aqui’, integram o time: Mohammad Rasoulof, Stéphane Brizé, Maura Delpero, Cristian Mungiu e Zhao Tao. Quem presidirá o júri será o diretor Alexander Payne.

No ano passado, o Brasil quebrou o jejum de mais de 40 anos sem ganhar um troféu da competição. O filme ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro. Estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, o texto é uma adaptação de uma obra autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva em que conta a história de sua mãe Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, que foi levado de casa e morto pelos militares durante a ditadura. O longa aborda o processo de descoberta da verdade e a busca pela memória dos desaparecidos políticos.

Cinema brasileiro em alta

A seleção ao júri, que foi divulgada na última sexta-feira (18), traz ainda mais reconhecimento para o bom momento da atriz e do cinema nacional. Fernanda fez história na premiação do Globo de Ouro 2025 ao se tornar a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.

Também neste ano, o ator baiano Wagner Moura ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 por sua performance em ‘O Agente Secreto’, filme de Kleber Mendonça Filho. Foi a primeira vez que um brasileiro vence o prêmio de interpretação masculina na competição principal do festival.

No dia 18 de outubro, em Los Angeles, o diretor Walter Salles será homenageado no Academy Museum Gala, evento organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar.

Selton Mello, Walter Salles e Fernanda Torres, de “Ainda Estou Aqui”. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify