A ferramenta do JusAmazônia vai ser apresentada para o público do 1º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que acontece em Salvador nos dias 18 e 19 de maio. A plataforma reúne atualmente 6.489 ações civis públicas contra o desmatamento ilegal na região amazônica.
Nela, os usuários têm acesso, em tempo real, a dados que permitem a avaliação da localização dos processos, sua evolução e resultados. O projeto foi lançado oficialmente no mês passado em Brasília, e é resultado da parceria entre Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Jusbrasil, Imazon e Iniciativa Internacional do Clima e Florestas da Noruega (NICFI).
Uma das palestrantes do painel de abertura do Congresso, Jurema Paes é advogada, legal engineer e doutora em história social. Ela coordena as atividades do projeto JusAmazônia e também atua no Ludovino Lopes Advogado, com pesquisa jurídica para área ambiental, além de ser professora da PUC/SP.
Sobre o JusAmazônia, vale destacar que a iniciativa visa conferir maior transparência às ações civis públicas relacionadas ao desmatamento da Amazônia. Assim, a sociedade poderá acompanhar, estudar e avaliar a atividade judiciária, além de propor medidas que melhorem a sua eficácia. A ferramenta é alimentada pelo Jusbrasil, que desenvolveu, por meio de inteligência artificial, algoritmos que identificam os processos pertinentes à plataforma.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.