IMAGEM ILUSTRATIVA DE FERROVIA. FOTO: REPRODUÇÃO.

O trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que liga Caetité até Barreiras, recebeu ordem de serviço para conclusão da obra através da Infra S.A, empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes. Com investimento de R$ 365,2 milhões, a conclusão está prevista para 26 meses a partir da assinatura da ordem, que aconteceu no início de junho.

A OS, que estará sob a responsabilidade da Tec Engenharia, abrange a elaboração dos projetos executivos de engenharia e a execução dos serviços remanescentes para a conclusão das obras de subtrechos, incluindo os últimos 140 quilômetros do trajeto e a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco.

“A ordem de serviço para a construção do último lote remanescente da Fiol 2 representa mais um passo da consolidação desse importante eixo de ligação. Isso compreende uma ferrovia saindo do litoral da Bahia, no Porto do Sul. O primeiro trecho, Fiol 1, está concedido a Bahia Mineração e vamos concluir o trecho 2 como obra pública. O trecho 3 da Fiol será objeto de concessão, nós estamos terminando os estudos do traçado até o mês de janeiro do próximo ano”, afirmou Marcus Cavalcanti, secretário do PPI da Casa Civil do Governo Federal.

Vale lembrar, que a Fiol ligará o futuro Porto Sul, em Ilhéus, no litoral baiano, a Figueirópolis, em Tocantins, donde se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia tem como objetivos estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância, favorecer a multimodalidade, interligar a malha ferroviária brasileira e propor uma nova alternativa logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração por meio do terminal portuário de Ilhéus.

FERROVIA. FOTO: REPRODUÇÃO.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  Facebook, InstagramLinkedIn e Spotify