Consolidada como a maior celebração da cultura afro-brasileira na Bahia, a Festa de Iemanjá, celebrada na próxima quinta-feira (02), completa 100 anos de realização pela Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador. O roteiro da festa, cujo tema deste ano será “Odoyá, 100 anos de Festa e Reverência a Iemanjá”, começa já no dia 1º, com a entrega do “Presente de Oxumaré”, no Dique do Tororó, à meia-noite.
No dia 02, às 04h30, saindo do Terreiro de Ilê Oxumaré, na Vasco da Gama, o presente de Iemanjá deve chegar à praia de Santana, no Rio Vermelho, por volta das 05h, quando acontece a tradicional alvorada, permanecendo até as 16h. Em seguida, a oferta segue na embarcação “Rio Vermelho” para o “Buraco de Iaiá” que é a localização exata no mar, de um buraco em formato de concha, a 3 milhas náuticas da terra, onde as oferendas são depositadas.
Enquanto isso, em terra, das 08h do dia 1º até as 18h do dia 02 de fevereiro, os pescadores da Colônia Z1, do Rio Vermelho, e seus colaboradores, organizam a Casa de Iemanjá e o Barracão, onde ficam a imagem principal e os balaios, conduzindo os fiéis em filas para depositar flores, oferendas e fé para a Rainha do Mar.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.