
Entre cantos, flores e perfumes lançados ao mar, a Festa de Iemanjá reuniu milhares de pessoas nesta segunda-feira (2) no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Embora marcada pela devoção religiosa, a celebração mantém um caráter amplamente popular, reunindo devotos, curiosos e turistas estrangeiros em um cenário onde fé, cultura e economia caminham juntas, em uma imersão na religiosidade afro-brasileira a céu aberto.
A diversidade do público reforça o caráter democrático do evento. O educador físico Marcelo Soares, em entrevista a ASCOM da prefeitura de Salvador, saiu remando do Porto da Barra até a Praia da Paciência para unir esporte e espiritualidade. “É dia de renovar a fé. De agradecer, não apenas pedir, como faço há seis anos, sempre de stand-up paddle. Eu e Deus, sob a proteção da Rainha das Águas”, afirmou.
Já o turista inglês James Beals, em sua primeira passagem por Salvador, destacou o impacto cultural da festa: “Andar por aqui, ainda mais com a possibilidade de ver essa festa de perto, é uma grande experiência, algo como um retorno à universidade”.
Ainda na madrugada, uma alvorada de fogos marcou a chegada do presente principal à Colônia de Pesca Z1, responsável pela organização da festa junto à Prefeitura. No caramanchão, até as 16h, devotos depositaram oferendas em grandes balaios. Na areia, vestida majoritariamente de branco e azul, a ialorixá Jucilene dos Santos, 51, distribuiu bênçãos. “Vim trazer axé de paz, saúde e prosperidade. A festa é minha vida, Iemanjá é mãe de todos os orixás, logo, é também nossa mãe”, disse.
Além da dimensão religiosa, o festejo também movimenta a economia local. Vendedor no bairro há oito verões, Rogério Ferreira, 56, destacou o impacto do evento no trabalho. “Pela manhã, o pessoal está focado na devoção, mas, a partir do meio-dia, a coisa esquenta e as vendas melhoram muito. Estou neste ponto desde o domingo, já me preparando para o Carnaval”, contou.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify